Qual devo escolher para fazer eventos ao vivo? OBS Studio ou Streamlabs?

Qual devo escolher para fazer eventos ao vivo? OBS Studio ou Streamlabs?

Portanto, é provável que você já tenha tido alguma vez aquele interesse de começar a produzir conteúdo para a Internet como os grandes influenciadores fazem. E se você ainda é novato é presumível que tenha ficado com dúvidas em qual gravador escolher: OBS Studio ou Streamlabs?

Antes de mais queremos avisar que tanto um como o outro são opções bastante favoráveis e apenas você vai conseguir saber qual escolher pois isso vai variar de gostos para gostos. Vamos passar a você alguns saberes para depois escolher o que gostar mais.

Com o OBS (Open Broadcasting Software) você vai conseguir gravar vídeos como também transmitir eventos ao vivo para inúmeras plataformas digitais. Faz a instalação do OBS aqui.

Já o Streamlabs também é gratuito, porem este tem um design mais “estilo gamer” e chegou para tentar suportar funcionalidades que o seu concorrente OBS não conseguia. Faz a instalação do Streamlabs aqui.

Os fatores que vamos aqui comparar entre cada software de gravação vão ser os seguintes:

  • As plataformas ao dispor;
  • Configurações;
  • Interface.

A grande pergunta, OBS Studio ou Streamlabs?

1- Plataformas ao dispor

Começando então por abordar este tópico o OBS fica logo com um ponto a mais devido ao facto de estar disponível tanto para Windows, Linux e Mac. Já o concorrente Streamlabs encontra-se apenas ao dispor para Windows então é um ponto a considerar.

O Streamlabs foi comprado recentemente pela Logitech por um valor de US$89 milhões, o que significa que podemos esperar grandes novidades num futuro relativamente próximo.

Falando então sobre plataformas ao dispor do utilizador, ambos conseguem suportar as mais utilizadas: YouTube, Twitch, Facebook Gaming, Mixer, entre outras.

Nesta classe o OBS fica na linha da frente devido ao facto de suportar mais sistemas operativos que o adversário.

2- Configurações

Ambos os gravadores dão muita independência ao utilizador pois através de um menu consegue personalizar o software por completo como:

  • Geral
  • Transmissão
  • Saída
  • Áudio
  • Vídeo
  • Teclas de Atalho
  • Avançado

Assim vai conseguir criar algo único e de qualidade certamente.

Tanto o OBS como o Streamlabs apresentam uma opção de configuração automática consoante a sua velocidade de internet para quem não tem o interesse de ficar pela personalização manual do mesmo.

Veja também:

3- Interface

Os dois apresentam uma interface bastante clean, acessível e desembaraçada para quem é novato.

Interface do OBS

Interface do Streamlabs

No OBS temos uma sensação de que existe menos material, no entanto este é um dos motivos pelo qual ele é menos pesado na hora de gravação ou de streamar, deixando assim tudo mais fluido e leve.

Decisão final: Qual é o melhor?

É bastante difícil de dizer qual é melhor que o outro pois ambos possuem vantagens e desvantagens. É tudo uma questão de gosto pessoal então vai depender muito de qual você achou mais interessante seguindo esses pontos que deixamos acima.

Portanto, se você tem um dispositivo mais fraco que necessita de um programa que não puxe muito pelo mesmo recomendamos que escolha o OBS Studio devido a ser bastante leve comparando com o seu adversário. Mas se você possui um PC bom e quer ter mais funcionalidades ou apenas um gravador com um design mais estilo gaming então escolha o Streamlabs.

Se você já sabe utilizar bem um destes então não troque porque senão vai ter de aprender tudo de novo porque cada software possui as suas configurações únicas.

Gostou das dicas? Em suma qual a sua opinião sobre os programas citados acima? Deixa um comentário a sua opinião porque nós estamos curiosos para saber o que acharam.

Deixe uma resposta